Escolha uma Página

Em minha opinião o twitter é o ponto de encontro “mais dinâmico” atualmente para quem consome e divulga conteúdos de qualidade. E acho muito recomendável que utilizemos uma estratégia profissional para este fim.

Quem usa a Internet profissionalmente deveria ter um Blog (ou um site), usar as Redes Sociais para construir relacionamentos e ter como objetivo criar uma lista de contatos qualificados. Isto é básico.

Eu percebo algumas pessoas preocupadas em aumentar o seu número de seguidores no Twitter, mas eu considero que um critério muito mais importante deveria estar associado a este tipo de preocupação: a qualidade dos seus seguidores.


De que adianta sair por aí adicionando pessoas aleatoriamente?


As Redes Sociais reúnem todo o tipo de gente com os mais variados interesses e, neste pormenor, o Twitter não é diferente de nenhuma outra.

Alguns alegam que quando adicionamos pessoas indiscriminadamente “corre o risco” de algumas delas nos seguirem também e, com isto, aumentamos a nossa base de divulgação.

Assim, quando chegamos a um número de pessoas que seguimos muito superior ao número de pessoas que nos seguem, em geral recorremos a alguns aplicativos (programas) que identificam e excluem aquelas que não nos seguem, não é verdade?

Você não costuma ver este tipo de prática por aí?

Eu pessoalmente acho isto muito improdutivo, embora já tenha cometido este erro também.

Hoje em dia eu prefiro criar um “campo gravitacional” em torno dos temas que me interessam e atrair seguidores que tenham afinidades, pois acredito que assim terei maiores oportunidades de construir relacionamentos de qualidade.

Quando digo relacionamentos de qualidade eu não quero dizer exclusivamente pessoas que poderiam vir a ser meus prospectos ou futuros clientes. Isto seria absurdo, porque eu me relaciono com pessoas que me passam muitas informações interessantes e que me ensinam muita coisa útil para a minha bagagem profissional.

Em muitos casos o que acontece é o contrário: eu é que passo a ser cliente deles quando vejo que eles oferecem produtos de qualidade (geralmente cursos e programas de afiliados que sei que vão me ajudar).

Muitos deles eu poderia chamar de “concorrentes”, mas prefiro chamar de parceiros e amigos. Eles sabem mais do que eu em algumas áreas específicas e eu procuro aprender com quem sabe.

Simples assim!

Deste modo procuro criar uma sinergia honesta e produtiva.

Como está a sua Timeline?


Qualquer mensagem ou link com notícias que “twitamos” fica gravada no que chamamos de ”timeline”.

É só clicar na foto da pessoa e aparecerão todas as mensagens enviadas por ela.

Quando eu sigo alguém que tem afinidade com aquilo que eu costumo consumir de informação, vou direto à “timeline” dela, porque sei que ali encontrarei coisas interessantes.

Quando eu percebi isto, procurei fazer o mesmo e assim criar um hábito natural em meus seguidores de me visitarem sempre.

Mas para ter seguidores que façam isto é necessário que você saiba como qualificá-los e como atraí-los.


Diga-me com quem andas que eu e direi quem és!


Uma das estratégias que eu considero mais honesta e que gera uma reciprocidade incrível entre as pessoas sérias na internet é:

# 1 – Participar dos sites que são agregadores de conteúdo.

Alguns destes sites não são redes sociais. Eles simplesmente permitem que você publique os seus artigos lá e pronto.

Você tem até a possibilidade de votar nas notícias, mas não pode incluir os autores como amigos dentro do site.

Eles são ótimos porque permitem que os motores de busca tomem conhecimento de muitos links apontados para o seu Blog e isto ajudará no seu posicionamento nas pesquisas feitas pelos usuários da Internet.

Outros sites, além de permitir a publicação de notícias com os mesmos benefícios que citei acima, ainda permitem um relacionamento mais estreito com os blogueiros, atuando como uma Rede Social muito singular, como o DIHITT.

Tanto num caso quanto no outro, devemos ler o máximo de artigos possível cujo título nos chama a atenção e que tenha um conteúdo de qualidade.


# 2 – Deixar comentários

O objetivo principal de muitas pessoas que criam um Blog pode ser ganhar dinheiro com ele, mas o que “alimenta alma” de qualquer Blogueiro é, certamente, o comentário do leitor.

Se você é um Blogueiro amador ou profissional, sabe avaliar como um comentário bem colocado é importante para nós, não é verdade?

Quando você comenta um artigo de uma forma singular, você estará agregando valor ao trabalho de um companheiro. Mas o comentário tem que ser sincero e único.

Não deve ser aquele tipo de comentário aonde o cara tem um “script” pronto já engatilhado no bloco de notas só para copiar e colar nas áreas de comentários. Geralmente o comentário “copiola”(copia/cola) diz mais ou menos assim: “ótimo artigo! Gostei muito. Abraços”.

Tem que ser um comentário em que o autor se sinta valorizado pelo seu trabalho. Aonde os futuros leitores leiam e percebam claramente que ele recebeu um comentário honesto e que o seu trabalho foi respeitado.

Você pode até discordar do artigo que leu, pois não é isto que importa. O que importa é demonstrar claramente que ele mereceu a sua atenção e o seu respeito.

Isto cria uma sinergia muito saudável e faz com que a pessoa geralmente responda ao seu comentário e visite o seu Blog também.

Quando eu visito um artigo pelo Dihitt (excelente agregador de conteúdo que também é uma Rede Social), deixo sempre um comentário dentro do Blog e outro no espaço de comentários do próprio Dihitt. E sempre informo no espaço do Dihitt que eu deixei um comentário dentro do Blog dele.


# 3 – Votar nos artigos

Ao votar nos artigos que julgar merecimento, além de estar endossando a qualidade do mesmo, você ainda estará ajudando ao autor a subir no ranking e ter o seu artigo subindo para as primeiras páginas.

Isto gerará mais tráfego para o Blog dele e a lei do retorno (que nunca falha) vai recompensar você também.

Não se omita em fazer isso, pois se o seu voto for sincero e o artigo tiver muitos votos é porque ele mereceu.


# 4 – Indique artigos de outros autores

Se o artigo for mesmo bom, repasse !

Repasse para todas as redes sociais mais importantes, se possível.

Ajude as pessoas a promoverem os seus trabalhos, pois, ao fazer isto, na maioria das vezes, elas farão o mesmo com os seus.

Não faça disto uma troca e sim um hábito !!



Canalizando para o Twitter


Tudo o que acabei de escrever até agora serve para criar um relacionamento mais estreito e simpático com as pessoas sérias que você encontrará na Internet.

Porém, se o seu foco principal for o Twitter, preste bastante atenção no que eu vou dizer agora.

Quando você fizer um comentário sincero em um artigo de um determinado Blog, informe ao autor (no próprio comentário) que você está repassando a mensagem para o Twitter e convide-o a conferir a sua indicação dentro do seu perfil e deixe o seu endereço do “seu” Twitter no comentário.

Somente isto!!

Não convide ninguém a te seguir, pois isto é uma apelação muito constrangedora e as pessoas ficam com a impressão de que você está “cobrando um favor”.

Na realidade não estará fazendo favor nenhum, pois você estará oferecendo conteúdo de qualidade aos seus seguidores e é justamente isto que manterá a sua comunidade ligada em você.

Deixe apenas a informação e o link do seu perfil.

Se ele quiser, de livre e espontânea vontade, vai te visitar (ou não)!

Mas como o comentário foi sincero e respeitoso ele dificilmente deixará de aprovar a publicação do mesmo.

Desta maneira você terá o seu link em vários blogs, exposto aos futuros leitores daquele artigo que poderão ler a qualidade do seu comentário e ser atraído pela sua integridade.

Assim, estaremos nos posicionando muito bem na Internet, criando relações duradouras e dando um exemplo elegante de como atrair pessoas qualificadas para conhecer o nosso trabalho.

Não se preocupe em ter muitas pessoas te seguindo, mas preocupe-se em ter seguidores de qualidade.

O seu “clube” pode aumentar devagar, mas terá uma consistência que te renderá muitos frutos no futuro.

Espero sinceramente ter ajudado aos meus amigos leitores e convido-os a fazerem comentários e deixarem os seus links.

Eu certamente visitarei cada um, seguirei e deixarei uma mensagem de agradecimento.

Até o próximo artigo.


Gostou? Então Compartilhe!