Escolha uma Página

O uso das Tags é um recurso muito importante para a classificação de informações e, muitas vezes, este termo não é bem compreendido pelos iniciantes na blogosfera.


O que é Uma Tag?


 

A tag é também conhecida como “etiqueta”, pois é a sua tradução para o português.

Ao final deste artigo, eu deixei um vídeo, que eu mesmo preparei com mais detalhes, para complementar estas informações.

Quando alguém escreve um artigo, produz um vídeo, cria um áudio ou gera qualquer tipo de conteúdo que se pretenda divulgar pela Internet, é necessário lançar mão de alguns recursos para que esta informação seja encontrada pelos motores de busca.

Existem muitos recursos sofisticados, elaborados por especialistas, que criam uma disputa para a colocação destas informações nos primeiros lugares dos resultados das pesquisas pelos motores de busca.

O conjunto destes recursos é chamado de SEO (Search Engine Optimization).

No entanto, a forma mais básica de se classificar a informação para este fim, é a utilização das Tags (ou etiquetas) associadas à informação.

As tags orientam os motores de busca, uma vez que elas destacam a relevância destas “palavras-chave” no contexto geral da informação.



Como trabalhar as Tags


Suponhamos que você esteja escrevendo um artigo sobre Nichos de mercado.


Suponhamos ainda que você queira informar ao seu leitor sobre técnicas que lhe permitirão escolher alguns nichos que tenham pouca concorrência.

Assim, você deverá aplicar algumas técnicas básicas, que aumentarão as chances deste artigo ser bem indexado pelos motores de busca, ou seja, para que ele apareça nas primeiras colocações das pesquisas por palavras específicas.



Palavras-chave


1 – Escolha um título que desperte a curiosidade, mas que contenha a palavra-chave que esteja trabalhando.

No exemplo acima (que foi um artigo real, publicado neste Blog) eu procurei trabalhar as palavras “Nichos de Mercado”, associadas à expressão “Pouca Concorrência”.

Então, o título mais sugestivo seria, obviamente, “Nichos de Mercado com Pouca Concorrência”.

2 – Escreva, no corpo do artigo, estas palavras-chave, o maior número de vezes possível.

Isto reforçará, aos “olhos” dos motores de busca, a importância que a Tag ou as Tags terão para a pesquisa.

Mas é preciso desenvolver uma certa habilidade de copywrite, para que estas palavras sejam “encaixadas” de uma forma sutil e distribuídas, “harmoniosamente”,  no contexto do artigo .

3 – Escolha as tags de acordo com o seu critério.

A tag ou tags devem ser escolhidas com base em alguns critérios, mas não existem regras definidas para isso.

Ao longo do texto, por exemplo, poderão existir algumas expressões associadas ao contexto e que poderão ser incluídas no conjunto de tags.

Além do mais, você deverá pensar nas diversas possibilidades em que os seus possíveis leitores irão digitar para encontrar uma informação específica.

Neste exemplo, eles poderão procurar por “Nicho, Nichos, Nichos de mercado, Nicho mercado, Nichos mercado, concorrência, pouca concorrência”, etc.

As tags devem ser separadas por uma vírgula, como no exemplo acima.

É evidente que você não incluirá uma infinidade de tags, mas eu recomendo que coloque, no máximo, 8 tags.

Isto será o suficiente.


Dicas Importantes


1 – Se você está querendo promover o seu nome ou a sua marca nas pesquisas dos motores de busca, reserve uma dessas tags para incluí-lo, independentemente do contexto do artigo ou qualquer outra forma de divulgação (videos, áudios, etc.).

Existe sempre um público mais “direcionado”, que passa a conhecer você ou a sua marca, e faz uma pesquisa procurando exatamente por eles.

Se você adquirir este hábito, o efeito cumulativo começará a dar resultados.

2 – Evite incluir o máximo de tags.

O ideal é que você inclua de 3 a 5, pois os motores de busca estão tão refinados, que o que vai importar mesmo é a quantidade de vezes que estas palavras-chave foram incluídas no texto (no caso de artigos).

3 – Eu preparei um vídeo com mais detalhes.

Inclusive mostro o lugar aonde se deve incluir as tags na área administrativa do wordpress para que elas sejam indexadas, assim como mostro um plugin para a otimização nos motores de busca.



Assista ao vídeo que está abaixo




Até o próximo artigo.


Gostou? Então Compartilhe!