Escolha uma Página

Aplique 4 dicas simples que vão te ajudar a atrair “tráfego novo” para as antigas publicações do Seu Blog e fazê-las voltarem ao topo da audiência.




Os Problemas Com as Antigas Publicações



Se você é do tipo que atualiza constantemente o seu Blog, então já deve estar enfrentando um problema comum a todos os Blogueiros mais antigos.



O tráfego para os artigos publicados há mais tempo começa a diminuir, não é verdade?


Quanto mais antigo for o seu Blog, maiores serão as chances deste fenômeno ocorrer.


Por Quê o Tráfego Diminui?


Normalmente, quando publicamos um artigo, tomamos todas as providências para a sua divulgação.


1 – Otimizamos o artigo para as melhores colocações nos motores de busca, através de técnicas de SEO.


2 – Divulgamos em todos os agregadores de artigos que conhecemos.


3 – Enviamos os links dos artigos para todas as Redes Sociais em que estamos inscritos (e temos uma participação ativa, é claro).


4 – Enviamos sugestões de leitura para listas e comunidades específicas, assim como em fóruns de discussão.


5 – Se você trabalha com Internet Marketing, é bem possível que utilize o recurso do E-mail Marketing e divulgue os seus artigos para a sua lista de contatos através de um Autoresponder.


Note que estas providências farão com que você consiga muitos links “apontados” para o seu artigo de forma simultânea.


Isto faz com que o tráfego aumente rapidamente e permaneça assim por algum tempo.


No entanto, após algumas semanas, este tráfego diminui sensivelmente, uma vez que ele ficará relegado às pesquisas feitas nos motores de busca.


Se você fez um bom trabalho de indexação (SEO), este índice se manterá em níveis aceitáveis, porém, continuará caindo.


O que fazer?


Como renovar o tráfego para os seus velhos artigos


Eu uso algumas técnicas muito simples e que poderão ajudá-lo.


1 – Crie links Internos.


Ao escrever um novo artigo, seja objetivo no tema, porém, procure “encaixar” determinadas expressões ou palavras ao longo do texto e crie os links internos para os seus outros artigos, como um tipo de informação complementar.


Recomendo, entretanto, que não faça isto de uma forma mecânica, ou seja, criando links que não oferecem nenhum tipo de informação complementar e que fogem totalmente do contexto do artigo que está escrevendo.


Por exemplo: se você está escrevendo um artigo sobre os as vantagens de usar os recursos de um Leitor de Feed RSS, mas deseja que o seu leitor tenha uma informação complementar sobre o que seja um Feed RSS, então basta criar um link interno na expressão Feed RSS e direcioná-lo ao seu outro artigo (como eu fiz agora).


Nunca crie links internos fora do contexto, pois isto pode provocar uma experiência desagradável para o seu leitor e você perderá tráfego.


2 – Use plugins para sugerir artigos relacionados dentro do seu Blog.


Um bom exemplo, para quem trabalha com a plataforma wordpress, é o WordPress Related Posts, que poderá ser configurado para exibir artigos relacionados ou exibi-los de forma aleatória ao final do artigo que estiver sendo lido.


Ao final deste artigo, você poderá conferir como funciona este plugin e escolher outros artigos publicados anteriormente.


3 – Criar uma área para os “artigos recomendados” em uma das barras laterais do seu Blog.


Na plataforma WordPress você poderá usar o recurso “widgets” e (você mesmo) selecionar os links para os seus melhores artigos ou quaisquer artigos que queira promover.


Geralmente esta área é destacada com o nome de TOP 10, ou qualquer coisa do gênero.


O mais importante é que ela consiga chamar a atenção do leitor e incentivá-lo a ler os artigos que você selecionou.


4 – Gerar tráfego a partir da sua lista de contatos.


Se você possui algum tipo de estratégia para recolher o nome e o e-mail dos seus leitores, seja através da assinatura da sua newsletter, oferecimento de um brinde qualquer (como e-books, cursos, etc), ou qualquer outro meio, então você poderá utilizar o recurso de e-mail Marketing para recomendar a leitura de todos os seus artigos, inclusive os mais antigos.


Lembre-se de que a recomendação de qualquer artigo, deve estar em sintonia com o contexto que estiver trabalhando naquele momento.


Com estas 4 dicas, eu tenho a certeza de que você aumentará muito o número de páginas vistas do seu Blog e não terá mais que se preocupar com que os seus artigos mais antigos caiam no esquecimento.


Até o próximo artigo

Gostou? Então Compartilhe!