Escolha uma Página

Comprei um domínio, e agora ? Não basta comprar um domínio e sair divulgando ele.  Saiba como funciona. Conheça o processo correto e evite confusão.

Onde Comprar Um Domínio

.

Eu tenho notado muita confusão entre as pessoas que acompanham o meu curso gratuito de Internet Marketing, sobre a compra de um domínio e a utilização dele.

Assim, resolvi escrever este artigo para ajudar a compreender melhor esse processo.

1 – Qualquer empresa de hospedagem pode revender um domínio.
.
Existem várias delas, como por exemplo a UOL, Hostnet, Localweb, etc.

Mas você não precisa hospedar o seu domínio nelas.

Esta liberdade nos permite comparar preços e escolher o que acharmos mais conveniente.

Comprei um domínio. E agora?



2 – O segundo passo é apontar esse domínio para o serviço de hospedagem que nós contratamos, para alojar os arquivos do nosso Blog ou site.

Vamos dar um exemplo:

a) Você contratou os serviços de hospedagem da empresa A, mas achou que o valor do domínio que ela está vendendo era muito caro.

Alguns planos de hospedagem já incluem um domínio grátis por 1 ano.

Neste caso ou no caso de contratar um serviço de hospedagem que não ofereça um domínio gratis, mas você resolva contratar o serviço e também comprar o domínio com eles, geralmente eles cuidam de tudo para você e lhe entregam a hospedagem, juntamente com o domínio pronto para receber os seus arquivos.

b) Então você procurou por preços mais baixos e achou a empresa B.

c) Você comprou somente o seu domínio na empresa B, mas não quer hospedar nada nela.

O que você quer realmente é hospedar o seu domínio e os seus arquivos na empresa A.

d) Quando o processo de registro do seu domínio for completado, a empresa B vai lhe enviar um e-mail, informando que o domínio que você comprou já está à sua disposição.

e) Agora, você deverá apontar este domínio para a empresa A, para que ele seja reconhecido por ela e você possa, então, enviar conteúdo para as pastas relativas ao seu novo domínio.

E Como Se Faz Isso?


Quando você receber o e-mail da empresa B (na qual comprou o domínio) ela lhe fornecerá um link que dará acesso a uma área aonde você poderá alterar o DNS atual, para o DNS da empresa A.

O DNS da empresa A lhe foi fornecido quando ela lhe enviou um e-mail com os dados da sua conta de hospedagem, no momento em que você contratou os serviços dela e criou a sua conta de hospedagem.

O que você verá neste e-mail são as informações do seu login, sua senha, o tipo de plano de hospedagem que você escolheu, o IP do servidor (um número de IP, como por exemplo 64.21.321.93) e os DNS.

DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios)

O DNS é apresentado geralmente assim:

Servidor DNS Master: DNS1.EMPRESAA.NET
Servidor DNS Slave 1: DNS2.EMPRESAA.NET
Servidor DNS Slave 2: DNS3.EMPRESAA.NET
Servidor DNS Slave 3: DNS4.EMPRESAA.NET

Então, basta entrar na área de acesso da empresa B e mudar todos os DNS, exatamente como foi fornecido pela empresa A, conforme acima.
.
Lembrando que o login e a senha que a empresa A lhe enviou, servirão para acessar o seu Cpanel.
.
*O Cpanel é um aplicativo fornecido pelo seu servidor, através do qual você poderá gerenciar toda a estrutura da sua conta de hospedagem, incluindo os seus domínios e subdomínios.
.
**Para acessar o Cpanel, basta que você digite o endereço do seu domínio, seguido de barra e a palavra Cpanel (www.seudominio.com/cpanel) e depois entrar com o seu nome de login e a senha que o seu servidor enviou por e-mail.

Propagação



Você terá que esperar por um prazo de 24 a 48 horas para concluir a propagação.

Propagação é o processo pelo qual os servidores internacionais, que gerenciam toda a Internet, possam ter tempo de fazer as suas respectivas atualizações e identificarem que o seu novo domínio agora responde no endereço de hospedagem da empresa A.

Assim, todas as vezes que alguém digitar o endereço do seu novo domínio, esses provedores internacionais saberão exatamente para onde redirecioná-lo e o seu conteúdo poderá ser visualizado perfeitamente.


Depois disso, se ainda tiver alguma dúvida, você sempre poderá perguntar ao serviço de suporte da sua empresa de hospedagem sobre como adicionar este domínio à sua conta.

Mas o fato é que você tem que conhecer o processo para saber o que perguntar, pois a maioria fica muito perdida e não sabe nem por onde começar.

Até o próximo artigo

Gostou? Então Compartilhe!