Escolha uma Página

No último artigo desta série, nós iniciamos uma fase muito importante em relação à estratégia global de geração de contatos qualificados e negócios no Facebook.

Agora, vamos dar continuidade.

Pesquisar Por Grupos


O Facebook disponibiliza um recurso muito interessante e pouco explorado pela maioria dos usuários: os Grupos.

Desde o final de 2010 e início de 2011, o Facebook introduziu uma série de modificações estruturais importantes, cujo conjunto deu origem à expressão: “Novo Facebook”.

Uma dessas mudanças ocorreu exatamente na configuração dos Grupos.

Ao contrário da “Página Comercial” (denominação atual) ou “Página de Fãs” (como era usualmente chamada), que só pode ser criada pelo representante legal de uma empresa, banda, organização ou pelo próprio autor, figura pública ou artista, os grupos podem ser criados para discutir qualquer tipo de tema, sem que, necessariamente, o usuário que o criou seja o seu representante legal.

Falaremos sobre as páginas comerciais no decorrer desta série de artigos, pois elas merecem uma atenção toda especial, devido à sua importância estratégica.


Novas mudanças nos Grupos


Segundo a equipe do Facebook, os novos grupos foram otimizados para congregar um número menor de pessoas, como familiares, funcionários de uma mesma empresa, alunos de uma mesma instituição de ensino e assim por diante.

A explicação para isso é que, segundo eles, as páginas comerciais poderiam cumprir muito bem a tarefa de reunir um número maior de pessoas com a finalidade de propagar uma causa ou qualquer outro tipo de movimento de grande porte.

No entanto, os grupos criados antes dessas alterações ainda mantêm as mesmas funcionalidades anteriores.

Em contrapartida, os novos grupos contam com um recurso muito interessante, que é a possibilidade de se criar um e-mail específico para cada grupo, como por exemplo, nomedogrupo@groups.facebook.com.

Com este recurso inovador, não é mais necessário estar “logado” no Facebook para publicar uma mensagem no grupo.

Desde que você se torne um membro do grupo, basta enviar um e-mail para este endereço, de qualquer provedor de e-mails (Yahoo, Gmail, UOL, etc.) e a sua mensagem será publicada automaticamente no Feed de notícias do grupo, assim como todos os membros verão esta mensagem publicada em suas respectivas páginas iniciais.

Não cabe aqui fazer uma dissertação sobre os pormenores das alterações introduzidas pelo Facebook, pois para isso eu criei uma página específica, com vídeos atualizados sobre o Facebook no Blog Top Renda, aonde sugiro que você visite e assista aos vídeos para complementar estas informações.

O endereço da página é: www.toprenda.net/videosfacebook

.

Como aproveitar os Grupos


Ao procurar por algum grupo, através do uso de palavras-chave no campo de pesquisa, você terá acesso aos mais variados temas criados dentro do Facebook e que se aproximam daquilo que você está buscando.

É preciso um trabalho paciente para ler a descrição de cada grupo, avaliar a proposta dos mesmos, ler os tópicos de discussão (atualmente chamados de documentos do grupo) e visitar os perfis de cada um dos membros, em busca de adicionar novas amizades neste trabalho de triagem.

Tão importante quanto ter uma participação ativa nas discussões dos grupos em que você se inscreveu, é selecionar os membros mais ativos e criar relacionamento com eles.

Outra ação que pode lhe conferir autoridade e destaque dentro do nicho de mercado em que você está inserido é a criação do seu próprio grupo de discussão.

Se você fizer uma pesquisa no Facebook por um grupo chamado “Facebook Atual”, poderá solicitar a sua inscrição neste grupo, que foi criado por mim, e que tem como finalidade trocar informações sobre qualquer atualização promovida pelo Facebook, mantendo todos os seus membros atualizados em qualquer época.

Ao selecionar amigos, baseado nos critérios de afinidades e interesses comuns, nos diversos tipos de pesquisas (como exemplificamos até agora), você poderá convidar os seus amigos para participarem de diversas atividades criadas por você, como os grupos, os eventos que promoverá, assim como convidá-los a “curtir” a sua página de fãs (página comercial).

Até aqui, nós falamos sobre as estratégias “passivas” e “ativas”.

As estratégias “ativas” têm como objetivo principal procurar por pessoas com os mesmos interesses ou interesses muito próximos, e não apenas esperar que elas o encontrem.

Mas somente isto não basta!

É necessário introduzir uma etapa complementar para “fechar o ciclo produtivo”.


Organizando os seus passos


Pense comigo:

1 – Você procurou por pessoas que se identificam com os seus interesses, ou foi localizado por elas a partir de um perfil bem configurado (como vimos no início desta série).

2 – Se destacou daquela maioria que não se utiliza de nenhuma técnica de aproximação e que, geralmente, não tem a menor noção da importância de uma abordagem personalizada.

3 – Conquistou a atenção do seu futuro amigo e despertou nele a curiosidade de visitar o seu perfil para conhecê-lo melhor.

E agora?

Será que as publicações no seu perfil serão tão boas ao ponto de fazer com que ele continue mais interessado ainda?

Você tem um plano para “segurar” as pessoas e mantê-las interessadas, querendo saber mais e mais sobre você?

A próxima fase é aquela que eu chamo de “Fase de Atração”.

Seu perfil tem que estar preparado para receber as visitas que você qualificou previamente.

Continue acompanhando esta série especial sobre o Facebook e aprenda novas técnicas de geração de contatos e negócios.

Até o próximo artigo desta série!


Gostou? Então Compartilhe!