Escolha uma Página

Assista ao vídeo ao final deste artigo e aprenda alguns conceitos básicos que vão lhe ajudar a entender e aprofundar seus conhecimentos sobre SEO, assim como melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

.

O Que é SEO?

.

Para quem está iniciando na “Blogosfera”, é muito comum ouvir falar em SEO e não ter a mínima idéia do que isto significa, não é verdade?

 

SEO é a sigla para a expressão (em inglês) Search Engine Optimization.

 

Em termos práticos isto quer dizer que, além de escrever os seus artigos ou postar os seus vídeos, você também deverá aplicar algumas técnicas para que eles sejam facilmente encontrados pelos motores de busca (como o Google, Yahoo, Bing, etc.) quando alguém faz uma pesquisa procurando por algum assunto específico.

 

Quando os sistemas de busca surgiram, os algoritmos utilizados por eles eram relativamente simples e basicamente se limitavam a encontrar os assuntos pelas palavras-chave que os autores dos artigos atribuíam à sua classificação.

 

Hoje, porém, estes mesmos algoritmos estão tão refinados e tão orientados a melhorar a experiência dos usuários na Internet, que surgiu toda uma ciência voltada para entender e desenvolver técnicas que objetivam colocar os conteúdos publicados entre os primeiros lugares nas pesquisas feitas pelos usuários.

 

Assim, milhares de empresas foram criadas para prestar este tipo de serviço especializado.

.

Termos que você deve conhecer

.

1 – Busca Orgânica: São os resultados apresentados quando um usuário utiliza um motor de busca (Google, Yahoo, Bing, etc.) para fazer uma pesquisa em busca de um assunto específico.

 

2 – Algoritmo: Em termos práticos é uma seqüência de passos definidos para a execução de uma tarefa.

 

Veja a definição de algoritmo na Wikipédia clicando           Aqui >> Algoritmo

 

3 – Sitemap: É como um índice construído para facilitar a leitura dos robôs, quando alguém faz uma pesquisa em busca de um determinado termo.

 

Na realidade os chamados “Robôs”, são programas específicos dos motores de busca que fazem uma varredura em toda a Internet à procura da informação desejada.

 

O Sitemap é um mapa do seu Site ou Blog.

 

Assim como um livro, ao invés de lermos todo o seu conteúdo para achar alguma coisa que nos interesse, normalmente vamos primeiro ao índice para procurarmos por indicações precisas e poupar o nosso tempo de pesquisa.

 

4 – Tags: São etiquetas que servem para classificar o conteúdo da informação.

 

Também chamadas de palavras-chave, a forma de utilização das tags não se limita mais a uma simples informação classificatória.

 

No vídeo eu explico melhor.

 

5 – Backlinks – São links localizados em outros Blogs ou Sites que apontam para o seu Blog ou para um artigo específico do seu Blog.

 

Quanto mais links apontando para o seu Blog, maior a relevância ele terá em relação aos motores de busca, pois os algoritmos também são otimizados para registrar estas ocorrências.

 

Assim as chances dos seus artigos aparecerem nos primeiros lugares das pesquisas vão aumentando a cada vez que você trabalha um determinado aspecto corretamente.

.

Conteúdo Original

.


Há alguns anos atrás, era muito comum que os iniciantes da Blogosfera ficassem muito tentados a copiar conteúdos alheios.

 

Isto ocorre até hoje, mas a modificação dos algoritmos pelos motores de busca já identificam conteúdos duplicados e verificam, pela data de publicação, quem foi o primeiro a gerar tal conteúdo.

 

Quero deixar claro que copiar conteúdo não é falar sobre o mesmo tema com as suas próprias palavras e sim “copiar e colar” um artigo de outro Blog e publicá-lo como se o autor fosse você, ok?

 

Assim, aquele que copiou será punido de alguma maneira.

 

Geralmente eles são “cortados” dos resultados das pesquisas, o que poderá gerar um grande prejuízo tanto à reputação quanto ao próprio negócio de quem cedeu à tentação.

 

Há pouco tempo o Google, que é responsável por, no mínimo, 95% das pesquisas feitas pelos usuários, anunciou o Panda.

 

O Panda é, em termos práticos, a atualização de um algoritmo que busca e identifica cópias indevidas (conteúdos duplicados – entre outras funções) e leva ao conhecimento da equipe do Google para que ela avalie e tome as medidas cabíveis.

 

Ao final deste artigo, logo após assistir ao vídeo aonde eu darei mais detalhes sobre a aplicação dos conceitos que mencionei acima, vou deixar um link para que você possa ouvir um Podcast produzido pela equipe do Guanabara.info.

 

Neste Podcast você terá acesso a uma entrevista com o Sr. Pedro Dias, do Google, aonde ele fala abertamente sobre esta nova atualização.

 

Assim, assista ao vídeo e veja as aplicações práticas do que eu falei acima.

.

Dicas de SEO – Gerando Mais Trafego Para Seu Blog

.


.

Para ter acesso à entrevista com o Sr. Pedro Dias do Google, clique no link abaixo.

Clique aqui – Entrevista com o Sr. Pedro Dias do Google

 

 

Até o próximo artigo!


Gostou? Então Compartilhe!